As relações humanas são de fato uma das coisas mais complicadas que temos para administrar, as pessoas não são tão simples, mas também não são assim, impossíveis de se conviverem.
Seja num relacionamento familiar, de amizade ou de namoro alguns erros bem comuns por sinal, acabam destruindo e corroendo todas as relações. Se prestarmos atenção em alguns pontos veremos que é possível conviver melhor.
Confira:
Insultar o outro:
Lembre-se, as palavras tem poder e peso, devemos evitar xingamentos, insultos e críticas que destroem e não constroem nada. Se o outro não está fazendo algo da maneira correta, ensine-o, diga que juntos vocês são melhores, assim você cria uma relação de parceria ao invés de afastar o outro e deixa-lo chateado.
Ignorar o outro:
Muita gente diz que prefere o silêncio para evitar brigas, mas na verdade o silêncio apenas evita a discussão no ambiente externo, porque internamente você já está discutindo com o outro, criticando-o e repetindo mentalmente para si mesmo o quanto aquilo que ele faz te irrita! O que logicamente te deixa mais tenso e irritado, fazendo com que você exploda. Então, ao invés de discutir mental mente ou com o outro, puxe a conversa em um tom mais descontraído e peça para a pessoa parar antes que ambos se desgastem.
Ausência de desculpas e de perdão:
Muita gente tem a mania de dizer, inclusive para crianças, que depois de fazer alguma coisa não tem perdão, não tem desculpas. Isso cria em nós a sensação de impotência e mais do que isso, ficamos com raiva pois acabamos nos arrependendo de algo que fizemos e a falta de aceitação desse perdão faz com que a pessoa, principalmente a criança perca a fé, criando uma pessoa que vai fazer o que der na cabeça, afinal nada que ela faça de melhor que aquilo lhe dará o perdão. Um pedido sincero de desculpas deve sim fazer parte do dia a dia de toda relação. Claro, perdoar não é esquecer, é colocar de lado e encerrar o acontecimento sem ficar remoendo o assunto. Afinal, ninguém é perfeito!
Rejeitar o outro:
Ninguém é igual, somo todos diferentes, rejeitar alguém por não pensar como você ou não partilhar dos mesmos valores te deixa intolerante. Criando uma tensão desnecessária, lembre-se que nem todo mundo foi criado como você e se dê a chance de conhecer outros pontos de vista sem impor apenas o seu. Isso vale para pais e filhos, amigos, namorados.