Daiana Barasa
Quem não quer ser feliz? Acredito que todos almejam a felicidade, mas algumas conscientizações são fundamentais, a mais importante talvez seja: não se pode ser feliz a todo momento.
Há uma linda canção escrita por Tom Jobim que diz: Tristeza não tem fim/ Felicidade sim/ A felicidade é como gota/ De orvalho numa pétala de flor/ Brilha tranquila/ Depois de leve oscila/ E cai como uma lágrima de amor.
Se todos fossem sempre felizes jamais valorizariam a felicidade e a almejariam tanto, por isso a tristeza é importante, para que quando a felicidade chegue, se possa reconhecer e valorizar a sua presença.
Mas ser feliz depende de quê? Depende de quem? As pessoas estão sempre procurando algo ou alguém para apoiarem as suas expectativas. De certa forma, é natural, mas quem se importa em se enxergar e apoiar sobre si mesmo essa responsabilidade: Ser feliz?
Muitas pessoas querem encontrar um grande amor e para elas esse encontro representaria a verdadeira felicidade; outras desejam se firmar profissionalmente; outras querem viajar para um lugar dos sonhos; algumas querem ter filhos… Mas, e quem quer se encontrar? Quem quer amar a si mesmo? Sim… por que existir não é o mesmo que se conhecer, se conhecer é um processo de dedicação, dedicação a si mesmo.
Desejar, sonhar, lutar para conquistar, ora… tudo isso é importante, válido, mas se não há amor por si mesmo, se não há autoconhecimento, de que então vale toda a luta?
Terapias podem ajudar, apoio de amigos, familiares, mas o único que pode se salvar é você mesmo.
Pessoas podem quebrar a qualquer momento, você já foi quebrado? A vida não é aquela casinha linda da Barbie, com tudo lindo em tons predominantes de rosa, lilás e branco, com os móveis bem dispostos e com tudo que se quer ter, a vida é torta, sem roteiro e sem direção.
Às vezes algo explode em alguma parte do mundo, pessoas morrem, choram, perdem, ganham, são felizes, infelizes, amargas… O mundo é incerto, às vezes feio, sujo, mas às vezes lindo e revigorante.
Antes de cobrar algo da vida, de Deus, das pessoas, se cobre algo: se amar, gostar e se aceitar como é. Antes de fazer alguém feliz, seja feliz com você. Antes de conquistar qualquer coisa nesse mundo, se autoconquiste. Não olhe no espelho procurando defeitos, é você, é o corpo que guarda quem você é.
O relacionamento mais complexo, sem dúvida, é o autorrelacionamento, queira você mesmo, ame você mesmo, não será um relacionamento perfeito, como nenhum relacionamento é, mas é o mais importante. Não haverá felicidade sempre, mas se conhecer ajuda a resolver pequenas e grandes batalhas.
Se relacione com você… Não espere que as pessoas lhe deem apenas o que você pode se dar.
Fonte: Grupo Sare www.saredrogarias.com.br